As mulheres, a Lei e a Música Baiana

Por Jorge Barbosa*

O Projeto de Lei (PL) – de autoria da deputada estadual Luiza Maia (PT) – que pretende proibir o uso de dinheiro público para a contratação de artistas cujas canções desqualificam as mulheres, merece ser aplaudido. Finalmente vozes que “usam o coração como expressão”  da valorização do ser mulher como detentora da prestigiosa missão de reproduzir a vida e a perpetuação da nossa espécie, contudo nem sempre reconhecida e por isso mesmo vítima de histórico preconceito e da violência.

Não é possível que em nome da vulgarização das relações amorosas entre homem e mulher, tão em moda ultimamente, o feminino seja relegado de maneira praticamente misógina  através de letras de “músicas” de baixo nível que só tem como objetivo desqualificar a mulher, uma prática desprezível e machista.

Cabe as mulheres e os homens de boa fé a mobilização para que tal projeto seja aprovado pelo plenário da Assembléia Legislativa da Bahia e que o governador não venha vetar em nome dos ridículos pretensos defensores da liberdade de má expressão, uma vez que o objetivo do projeto não é censurar musica alguma, o que inclusive eu, seria contrário, mas sim proibir que o dinheiro público resultado da arrecadação paga também pelas mulheres seja também utilizada para contratação de bandas que cantam o desrespeito a condição feminina.

O ser humano como animal possui instintos básicos, sendo os mais fortes a sede, a fome e o sexo. Portanto sempre que alguém quer vender um produto, associá-lo a tais instintos fortalece o apelo e fica mais fácil de ser aceito. No caso em epigrafe, o público alvo das excrescências sonoras são os jovens sedentos de novas experiências e jorrando hormônios que inexperientes e com senso crítico nem sempre aguçado, através de ritmos contagiantes acabam como “presas fáceis” de tais baixarias.

As mulheres merecem respeito. Afinal, elas “detém a outra metade do céu”.

Jorge Barbosa

Presidente dos Sindicatos dos Bancários de Itabuna e Região.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: