Diário da Greve dos Bancários: greve entra no décimo quinto dia e silêncio dos banqueiros continua

Os bancários paralisaram 9.090 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal, no 14º dia da greve nacional da categoria. Trata-se da maior greve dos trabalhadores no ramo financeiro nos últimos vinte anos em termos de adesão, superando o pico de 2010, quando os bancários pararam 8.278 agências em todo país e caminha também para se tornar a mais longa. A paralisação do ano passado durou 15 dias.

“Estamos seguindo com nosso forte movimento contra a ganância, o desrespeito e o silêncio dos banqueiros, que a todo custo tentam colocar a população contra os bancários e bancárias em todo o país. Por isso, estamos repetindo para todos a todo instante que a culpa do alongamento da greve é dos banqueiros, que não estão dispostos a negociar uma proposta decente até então”, enfatiza Jorge Barbosa, presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região.

Em Itabuna o quadro da greve é o mesmo com 100% das agências fechadas. Diretores do Sindicato paralisaram algumas agências do Bradesco nas cidades de Coaraci e Ibicaraí.

Na Bahia, em 15 dias de greve, o movimento continua a ganhar força a adesão de mais agências de Salvador e do interior. Em todo o Estado 696 unidades ficaram sem prestar atendimento nesta segunda-feira (10/10).

Nos bancos públicos, a mobilização é uma das mais fortes dos últimos anos. Na capital baiana, todas as 60 agências do Banco do Brasil permanecem fechadas. Na Caixa são 39 e no BNB três.
Na rede privada, a adesão também é alta. No Bradesco 38 unidades ficaram fechadas e no Itaú 45. Todas as 25 agências do Santander continuam sem funcionar e do HSBC oito sem atendimento.
O Mercantil do Brasil tem uma unidade lacrada e o Safra e o Citibank duas cada. O Desenbahia também está na greve desde o primeiro dia. Com o aumento da mobilização sobe para 224 o número de unidades fechadas em Salvador.
A paralisação também segue firme no interior. No total 256 agências do BB estão sem prestar atendimento. Na Caixa são 59 e no BNB 38. Na rede privada o destaque é o Bradesco que conta com 62 unidades fechadas. O Itaú tem 28, o Santander 15 e o HSBC 10. Os demais têm quatro agências fechadas. Cerca de 80% dos bancários participam ativamente da greve, mesmo com a pressão e o assédio moral dos banqueiros.

O Comando Nacional dos Bancários, se reúne hoje (11), às 10 horas, em São Paulo, para avaliar a greve e ampliar ainda mais o movimento. “Nossas reivindicações são justas e os bancos têm todas as condições de atendê-las, como mostra o lucro estrondoso de R$ 27,4 bilhões acumulado no primeiro semestre. Vamos intensificar a mobilização para pressionar os bancos e arrancar novas conquistas”, ressalta  Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.
Com informações da Contraf e do Seeb/Bahia

Anúncios

9 Comentários (+adicionar seu?)

  1. FERNANDO ANGELO DA SILVA
    out 11, 2011 @ 11:21:06

    BOM DIA
    SOU APOSENTADO, NÃO TENHO O CARTÃO,RECEBO NO SANTANDER DA PITUBA, E AGORA COMO DEVO PROCEDER??

    Responder

    • riccardus
      out 11, 2011 @ 13:53:55

      Bom dia!

      O senhor pode solicitar através do serviço de telefonia do Santander (0800 726 0322) um novo cartão ou se dirigir a agência procurar o gerente que esteja de plantão e explicar a questão.

      Atenciosamente,

      Sindicato dos Bancários de Itabuna

      Responder

  2. Arnaldo Ferreira dos Santos
    out 12, 2011 @ 03:43:43

    A

    Prepotência dos banqueiro, nós não podemos nus calar com os salários defazados e vamos dar uma resposta com a greve em massa em todo pais. Esses bancos que cada vez lucram bilhões.

    Responder

  3. joana carvalho
    out 13, 2011 @ 02:01:06

    BOA NOITE MEU CARTÃO DO BRADESCO VENCEU NO DIA DEZ DESSE MÊS, E MINHA AGENCIA É DE PERIPERI O QUE FAÇO PRA PEGAR O CARTÃO

    Responder

    • riccardus
      out 13, 2011 @ 02:04:08

      Joana boas notícias nos esperam…vai ter uma rodada de negociação nesta quinta..enfim os banqueiros marcaram rodada de negociação…vamos torcer para que a proposta de reajuste salarial seja decente. em relação à sua demanda…sugiro q vc vá até a agência e veja sua questão com o gestor que estiver de plantão…

      obrigado por nos visitar

      Responder

  4. ana
    out 13, 2011 @ 23:01:01

    Boa noite minha agencia é Bradesco da pituba-salvador está fechada também

    Responder

  5. ana
    out 13, 2011 @ 23:03:37

    Eu sei que vcs estão certo mas a população está cada vez mas está receber i seu salario principalmente os aposentado que não tem cartão.
    Apoio ,vocês sim , peço a Deus que já se resolva tudo isso

    Responder

  6. Trackback: Língua de Fogo teve mais de 44 mil acessos em 2011 « Língua de Fogo – A voz dos bancários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: