A greve dos bancários foi vitoriosa!

Por Olivan Faustino*

Caro Colega,

Nós entramos na campanha salarial com uma conjuntura totalmente desfavorável, o governo sinalizando no máximo a inflação, ameaças de corte do ponto, que se concretizou nos correios, inclusive referendado pelo TST, retirada de direitos, no caso do Banco do Brasil já na primeira reunião de negociação, a ameaça velada da retirada das três avaliações negativas para descomissionamento. Enfim, conseguimos reverter todas as ameaças e intimidações, e por força da greve que foi muito forte. É só pararmos e olharmos quantos dos nossos colegas não entraram na greve, e ficaram pulando de agência e agência, tentando furar e furando a nossa greve, quantos? Colegas que conhecemos e esperávamos que participassem, mas o medo de perder a comissão, a pressão de alguns gestores, resolveram não fazer a greve, mesmo com a ameaça da retirada da cláusula das 3 avaliações.
Nem a ameaça da diretoria em retirar-nos um direito que recairia somente nos comissionados, sensibilizou nossos colegas a buscarem de forma unida e solidária defenderem esse importante direito, salvo algumas heróicas exceções. Se não fosse a grande maioria dos escriturários e dos caixas, talvez hoje estivéssemos lamentando pelos cantos a retirada dessa importante cláusula, que nos assegura o direito de só perdermos a comissão com três avaliações negativa. Fica para todos a lição que somente com a unidade e participação, a gente consegue alcançar nosso objetivos.
Por conta da vitoriosa greve, conseguimos no Banco do Brasil ganho real de 2,6%. No piso teremos um aumento de 10%, (dez por cento) com reflexos em toda curva salarial, que vai do A1 ao A12. Para os comissionados a retroatividade no PCR, lembra que no ano passado foi retroativo a 2006, pois é, o banco vai retroagir a 1998.
Outra conquista importante foi o VCP de 12 meses no retorno da licença saúde, quando justamente o colega está fragilizado e precisa de maiores cuidados.
Um outra questão importante para foi para os colegas do Call Celter, SACR – Remoção automática no Posto Efetivo para funcionários de CABB – O funcionário não precisará pedir dispensa da comissão para a remoção automática;
Também a trava será reduzida para um ano, em caso de concorrência de posto efetivo para comissionamento;
Melhoramos nossa auto-estima em conseguir realizar uma das maiores greves em termos de adesões, começamos a recuperar nossa altivez, mesmo com todas as ameaças, e assédios da direção do banco e de alguns gestores. Retornamos da greve de cabeça erguida. Dissemos NÃO AO BANCO, NÃO AO GOVERNO! Dissemos SIM à liberdade de reivindicar, realizamos uma grande greve, legítima! Temos que nos orgulhar!
Evidentemente, que não é o acordo ideal, mas nosso movimento conseguiu vencer todas as forças contrárias à greve, e conseguimos avanços importantes para os funcionários.
Alguns colegas chegaram a comentar, que estavam com o sentimento da frustração por não termos conseguidos maiores avanços, mais lhe digo Colegas, frustração seria o banco nos retirar a cláusula das três avaliações para descomissionar, seria descontar-nos os dias parados, seria não termos nenhum ganho real. Nós estamos saindo da greve com a reposição da inflação do período, e mais um ganho real.
Frustração maior, seria não termos lutados para impedir todas as ameaças e intimidações que nos foram feitas.
A luta é desigual, mas com união, participação, digo participação de fato, não somente no período de greve, nós temos encontros estaduais, conferências, congressos, eleições para Conselho de Usuários, Delegados Sindicais, etc. Pouquíssimos colegas participam, todos precisam se envolver, e com isto a gente vai avançando.
A greve foi vitoriosa! O cenário indicava uma tentativa do governo e da direção do banco de levar a greve para o Tribunal Superior do Trabalho, que historicamente não nos seria favorável, ver caso dos Correios.
Retornamos porque há um limite, o limite da responsabilidade.
Grande abraço, a luta continua!

*Olivan FaustinoSecretário Geral do Sindicato dos Bancários da Bahia e Representante na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (Bahia/Sergipe)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: