Greve  vitoriosa!

Depois de 21 dias de paralisação e manifestações, construímos a maior greve dos últimos 20 anos, atingindo o 18º dia 9.254 unidades bancárias. Na base da Federação da Bahia e Sergipe a greve chegou a mais de 80% das agências, maior índice em todo país.
O objetivo dos representantes dos bancos era nos impor um reajuste rebaixado sobre os salários e a PLR, rejeitar todas as reivindicações relativas a segurança, saúde e atendimento. Além de descontar pecuniariamente, os dias parados, como aconteceu nos Correios.
Com a força do nosso movimento conquistamos num cenário adverso, um reajuste real de 1,5%, valorização do piso  e ampliação da PLR  com um acréscimo de 27,2%, na parcela fixa e mais 16,7% do adicional. Na Caixa, foi mantida a PLR Social de 4% sobre o lucro líquido, valor que será distribuído  mesmo que, somado à regra da Fenaban, seja ultrapassado o limite de 15%  do lucro do banco previsto na convenção coletiva da categoria.
Outra importante conquista foi a suspensão do transporte de numerário  pelos bancár ios, sem falar no compromisso da Caixa decontratar 5mil empregados até o final de 2012.
No Banco do Brasil conquistamos PLR de 9,9% a 13,1% em relação ao 1º  semestre de 2010, a redução da trava para 1 ano, em caso de concorrência de posto efetivo para comissionamento.
Avaliamos como positivo o resultado da nossa campanha salarial, pois ao trabalhador só resta lutar!

“Toda a luta sindical sem uma perspectiva de classe, de superação da escravidão assalariada, tem efeitos parciais e temporários, corroídos pela própria lógica do capital, e contribui somente para deseducar a classe. Os trabalhadores não devem superestimar o resultado final dessa luta cotidiana. Não podem esquecer que lutam contra os efeitos e não contra as causas desses efeitos, que o que fazem é refrear o movimento descendente, mas não alterar o seu rumo; que aplicam paliativos, e não a cura da doença.”

Karl Marx

Jorge Barbosa – Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: