A crise mundial não atinge os bancos brasileiros

Não é novidade para ninguém que os bancos em atuação no Brasil não têm do que reclamar. Avaliação feita pela própria Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revela que as empresas estão em uma situação melhor do que as européias e americanas e que não devem sofrer os impactos da crise internacional.
Ainda, de acordo com a Febraban, o fato de as organizações financeiras locais serem capitalizadas e lucrativas garante uma situação de conforto. Outra observação é que não terão grandes dificuldades de adaptação a Basileia 3. Já que os bancos brasileiros possuem índice de Basileia médio de 17%, superior ao exigido pelo Banco Central (11%) e ao estabelecido pelos reguladores de outros países (8%).
Para a Federação não há riscos de repetir a situação da crise de 2008, que ocasionou a destruição de riqueza e emprego, pois os bancos não terão dificuldades de captação de recursos. Caso a situação piore, o Brasil pode recorrer às reservas internacionais, superiores a US$ 340 bilhões, além dos depósitos compulsórios dos bancos no Banco Central.
Fonte: O Bancário

Deixe um comentário