Saiu no Pimenta: índices vergonhosos de Itabuna são destaque da Veja

Itabuna aparece como campeã em mortalidade infantil (clique na foto para ampliar).

A edição desta semana da revista Veja não doura a pílula. Com base em estatísticas oficiais, traça um panorama dos municípios brasileiros acima de 200 mil habitantes. Nele, Itabuna faz feio. Muito feio! O município é apontado como o campeão de mortalidade infantil e o vice-campeão em homicídios.

O raio-x contempla áreas como saúde, educação, tecnologia, urbanismo, renda, turismo, saneamento e criminalidade. Neste mesmo panorama traçado pela revista, há exemplos na Bahia de como fazer: Camaçari é a vice-líder nacional em geração de empregos. Mas também existem municípios com educação básica muito ruins (Vitória da Conquista é 1º e Feira de Santana, 3º).

Gráfico mostra vice-liderança em homicídios no País.

Itabuna, na área materno-infantil, é comparada pela revista a uma cidade medieval. A revista lembra que o município sulbaiano não possui leito de UTI público e os disponíveis (sete) estão na rede privada. A maternidade Esther Gomes é apontada como insalubre:

– Os retratos dos partos realizados na maternidade Esther Gomes (Mãe Pobre) parecem ter saído das obscuras xilogravuras do artista suíço Jost Amman, da Idade Média. Tais condições podem ter causado a morte de Maria Lohane, ocorrida algumas horas depois de ter nascido, por asfixia. Sua mãe, Maria Regina de Oliveira, não se conforme em não contar com um hospital devidamente equipado para emergências.

O município, lembra a publicação da editora Abril, “tem a maior taxa de mortalidade infantil entre as 106 cidades pesquisadas. Foram 29,4 mortes em cada 1.000 nascidos”. E lembra que, embora precária, Itabuna recebe pacientes de 121 municípios próximos. No crime, a cidade apareceu com taxa de 113,8 mortes por 100 mil habitantes, batida apenas por Marabá (PA), com 125. Vitória da Conquista é a segunda neste item.

Fonte: http://www.pimenta.blog.br/

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Adauto Cruz
    out 31, 2011 @ 22:02:37

    Segura essa Capitão Azevedo. Pede pra sair 02, pede pra sair pôrra, enquanto é tempo…

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: