Avaliadores de penhor da Caixa conquistam avanços na Campanha 2011

A Campanha Nacional dos Bancários 2011 trouxe avanços também para os avaliadores de penhor da Caixa Econômica Federal. O banco registrou em ata o atendimento de duas antigas e importantes reivindicações destes empregados.
Uma dela é a contratação de uma entidade especializada para avaliar a eficácia dos equipamento de proteção individual (EPI) e do posto de trabalho dos avaliadores. A função exige a manipulação de produtos químicos que são tóxicos, trazendo riscos à saúde se inalados ou ao entrarem em contato com a pele.
Atendendo reivindicação do movimento sindical, o banco instalou exaustores nas bancadas, mas os equipamentos foram considerados inadequados em laudo contratado pelo Sindicato dos Bancários do Ceará, gerando nova disputa.
“Agora, com uma avaliação feita por uma entidade de confiança das duas partes, podemos caminhar para resolver o problema”, afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf e empregado da Caixa. Os trabalhadores defendem que a entidade contratada seja a Fundacentro, ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O banco concordou também em emitir uma orientação para os gestores para que todas as atividades dos avaliadores de penhor sejam desenvolvidas em seu posto de trabalho. Com isso, espera-se acabar com a utilização destes trabalhadores na bateria de caixas, o que acontece corriqueiramente hoje.
“Os avaliadores acabam sendo desviados de sua função, prejudicando tanto os trabalhadores quanto os clientes que buscam o penhor. Esperamos resolver esse problema”, diz Plínio.

Fonte: Contraf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: