Última semana para aderir ao abaixo-assinado para PLR sem imposto de renda

A campanha para reunir adesões ao abaixo-assinado, que reivindica a alteração da Lei nº 10.101 e busca isentar os trabalhadores do pagamento de Imposto de Renda (IR) no recebimento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), termina no próximo dia 20. O documento, que será enviado ao Congresso Nacional e ao Governo Federal, é uma campanha conjunta dos bancários, químicos e metalúrgicos.
A proposta visa a corrigir uma das muitas distorções do sistema tributário brasileiro que favorecem as empresas em detrimento dos trabalhadores: enquanto a PLR dos trabalhadores é tributada, a parcela do lucro líquido das empresas distribuídas a seus acionistas é isenta do imposto desde 1996.
“A carga tributária no Brasil recai mais sobre quem recebe menos, enquanto as grandes empresas contribuem com muito pouco”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf. “Para os trabalhadores, uma reforma tributária justa teria que inverter essa lógica com a adoção, entre outras medidas, de uma tabela progressiva de IR como instrumento de distribuição de renda”, afirma Marcel.

Participe

Todas as entidades ligadas à Contraf estão convocadas a se mobilizar e reunir o máximo de assinaturas.

Clique aqui para acessar o abaixo-assinado

Qualquer pessoa pode participar, desde que tenha mais de 18 anos, forneça o nome, número do documento de identidade e a cidade onde reside.
Depois de reunidas as assinaturas, é só entregar o documento preferencialmente ao seu sindicato ou na enviá-lo para a sede da Contraf: rua Líbero Badaró, 158 – 1°Andar – Centro – São Paulo – SP, CEP 01008-000.

Corrigir distorções

De acordo com informações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco), entre agosto de 2010 e setembro deste ano, as pessoas físicas foram tributadas num total de R$ 89,9 bilhões, entre IR e valores retidos na fonte, como rendimentos do trabalho.
No mesmo período os bancos contribuíram somente com R$ 37,2 bilhões, somados os pagamentos da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, do PIS/Pasep, Cofins e Imposto de Renda.

Fonte: Contraf com Seeb São Paulo e Sindifisco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: