Bahia comemora Dia da Consciência Negra

A Bahia, um dos estados com maior concentração de negros do país, se prepara para celebrar o 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Esta é uma data simbólica para o movimento negro, pois marca a luta por melhorias de vida, além do reconhecimento dos negros como protagonistas da construção história do Brasil.
O dia foi escolhido em homenagem ao ícone da resistência negra no país, Zumbi dos Palmares, que morreu em 1695, em uma emboscada, após ataques ao Quilombo. Ao longo do tempo, o movimento negro sempre se utilizou de datas emblemáticas para ratificar os ideais de igualdade.
O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e coordenador da Unegro (União de Negros Pela Igualdade), Jerônimo Silva Júnior, esclarece o motivo pelo qual o 13 de maio, data em que se celebra a libertação dos escravos, não foi escolhida como o Dia da Consciência Negra. “Antes, o 20 de novembro era uma contraposição ao 13 de maio. Mas, o movimento não nega a data em que os escravos foram libertados”. Ele acredita que ficou faltando muita coisa. “Não se trata de liberdade, do ponto de vista da igualdade, da inserção do negro no mercado de trabalho. Uma parte continua a viver à margem da sociedade e outras em condições de vulnerabilidade social”, contesta.
Lavagem

Domingo, na Praça da Sé, em Salvador, acontece a 3ª Lavagem da Estátua de Zumbi – única no Brasil. Além disso, serão feitas apresentações culturais. O evento começa às 14h.
Fonte: O Bancário
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: