Bancários lutarão por aumento real maior em 2012

Não há como negar que o empenho e mobilização da categoria bancária fizeram da campanha salarial de 2011 umas das melhores dos últimos tempos. Mas, o objetivo do movimento sindical é trabalhar ainda mais para arrancar resultados mais favoráveis neste ano, sobretudo, por conta da expectativa de uma inflação mais próxima da meta, cerca de 4,5%.
Outro ponto positivo é o aumento do salário mínimo para R$ 622, 00, em vigor desde o começo da semana, que deve ajudar a elevação dos pisos.  Dados do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) revelam que, apesar de as campanhas do ano passado terem apresentados índices menores que as de 2010, o resultado é superior aos de 2008 e 2009.
De forma geral, descontada a inflação, o aumento real mais expressivo foi de 8,01%. Na média, o índice das categorias organizadas foi de 1,36%. Em 2010, ano de crescimento da econômica brasileira, em que o PIB aumentou 7,5%, o maior aumento real de salários chegou a 10,91% e, na média, o verificado no ano foi 1,66%.
Em 2008 e 2009, os maiores aumentos foram de 6,92% e 6,27%, respectivamente. Na média, 0,86% e 0,77%. O Dieese não inclui os índices referentes ao salário mínimo. O ano de 2010 foi considerado o melhor da série de balanços do Departamento, iniciada em 1996. O levantamento ainda é parcial. A previsão é que esteja concluído até o segundo semestre deste ano.

Fonte: O Bancário

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: