Enquanto demite, Itaú Unibanco anuncia compra de novas ações da TAM

O Itaú Unibanco comunicou nesta terça-feira (3) ao mercado financeiro a compra de 68.900 ações preferenciais de emissão da TAM Linhas Aéreas, por meio de diversas operações liquidadas em 22 de dezembro de 2011. Com a aquisição, o banco aumentou sua participação de 4,93% para 5,10% no capital da TAM de ações preferenciais.
O banco informou que a compra não visa controle da companhia, bem como não irá alterar a administração, composição de controle ou regular funcionamento, sendo apenas de investimento.
Para Jair Alves, diretor da Contraf e um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco, “o Itaú deveria investir no maior patrimônio que possui, que são os seus funcionários, e parar imediatamente o processo nefasto de demissões injustificadas”.
Em 2011, o banco abusou da política de rotatividade e dispensou mais de 4 mil empregados em todo país, fechando 2.496 postos de trabalho até setembro, o que é inaceitável. “Além disso, jogou no olho da rua milhares de pais e mães de famílias que trabalhavam em empresas da holding, como a área de crédito, apesar do lucro recorde de R$ 10,9 bilhões somente nos primeiros nove meses do ano”, denuncia o dirigente sindical.
Não é à toa que o banco ganhou a corrida-sátira de São Pilantra 2011, promovida no último dia 28 de dezembro pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo.
“Em vez de usar helicópteros para transportar funcionários durante a greve nacional dos bancários e agora comprar ações em empresa aérea, o Itaú devia investir primeiro no emprego e na melhoria das condições de saúde, segurança e trabalho dos seus trabalhadores”, conclui Jair.

Fonte: Contraf com Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: