MST ocupa 14 prefeituras na Bahia

Prefeitura de Itajuípe foi ocupada dia 11 pelo MST

SALVADOR – Cerca de 500 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) ocuparam, na manhã desta sexta-feira, 13, a sede da Prefeitura de Juazeiro, extremo norte da Bahia, para cobrar melhorias nas escolas dos acampamentos de assentados no município.

Com a ação, chegou a 14 o número de prefeituras ocupadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na Bahia esta semana. Também nessa sexta, 200 integrantes do movimento ocuparam a sede administrativa de Carinhanha. Segundo a direção do movimento, a intenção é chegar a 30 ocupações até o dia 20, dentro da programação que foi chamada de Jornada pela Educação. O período das ocupações foi escolhido por anteceder o início do ano letivo.

O MST justifica a série de ocupações, iniciada na terça-feira, como cobrança por melhorias na infraestrutura das escolas instaladas nos assentamentos agrários das cidades e como pressão contra o fechamento de unidades de ensino nas zonas rurais dos municípios.

Na terça-feira, 10, começo da jornada, o MST invadiu oito sedes da administração municipal, em Camamu, Igrapiúna, Prado, Itabela, Queimadas, Santa Brígida, Rodelas, Curaçá. No dia seguinte a ação foi em Itajuípe e, nessa quinta, 12, em Santo Amaro, Mucuri e Arataca.

As prefeituras de Itabela, Itajuípe e Curaçá e Santa Brígida foram desocupadas depois de reuniões entre as lideranças do movimento e prefeitos e secretários de Educação dos municípios. A maior ocupação, com cerca de mil pessoas, ocorre em Prado.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário