Estudo: a relação entre amigos no Facebook e dimensões cerebrais

Cientistas britânicos verificaram uma relação entre o tamanho de regiões do cérebro associadas à sociabilidade e o número de amigos no Facebook. 

Em estudo recente, 125 universitários britânicos, todos usuários do Facebook, aceitaram submeter-se a uma ressonância magnética no cérebro. O exame mostrou que aqueles com mais amigos no Facebook têm um maior volume de massa cinzenta em áreas do cérebro associadas à emoção, à interpretação de linguagem corporal e à percepção social.
O estudo, publicado nesta quarta (19) na revista Proceedings of the Royal Society B, apontou um volume maior das amídalas cerebelosas, do sulco temporal superior direito, do giro temporal médio esquerdo e do córtex entorrinal direito.
Ryota Kanai, da University College de Londres, enfatizou, entretanto, que o estudo simplesmente detectou a existência de uma relação, mas que ela não necessariamente é causal. Ou seja, a pesquisa não mostra que ter mais amigos no Facebook necessariamente aumenta o tamanho de certas partes do cérebro.

Redes sociais

“Esperávamos que houvesse alguma relação [entre as duas coisas], mas ficamos surpresos ao verificar uma correlação tão grande”, disse Kanai, o principal autor do estudo.
Segundo o pesquisador, o Facebook e outras redes sociais são diferentes de sites interativos anteriores, pois conectam interações das vidas real e virtual.
“Há algo interessante sobre o Facebook: a maioria dos jovens estudantes conhece as pessoas com as quais estão conectados”, disse. “Eles usam o Facebook como uma maneira de manter contato com pessoas que conhecem na vida real. Nesse sentido, é algo diferente das velhas formas de usar a internet.”

Para ler matéria completa clique no link abaixo:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=166924&id_secao=6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: