Bancários promovem oficina sobre sistema financeiro nesta sexta no FST

A Contraf promove em parceria com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, Fetrafi-RS e CUT-RS a oficina “Outro Sistema Financeiro é Preciso”, nesta sexta-feira (27), às 14h, dentro da programação do Fórum Social Temático (FST) 2012. O evento ocorre no auditório da Casa dos Bancários (Rua General Câmara, 424), no centro da capital gaúcha.
A oficina vai tratar da crise internacional e da necessidade de regulamentação do sistema financeiro. A participação é aberta a todos os interessados.

Clique aqui para acessar o site do Fórum Social Temático 2012.

“Queremos contribuir com as discussões sobre a crise capitalista, que é um dos temas do FST, mostrando os efeitos nefastos da falta de regulação do sistema financeiro em todo mundo”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf. “Defendemos a realização de uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro, a exemplo das conferências já realizadas sobre saúde, educação, comunicação e segurança pública, a fim de que a sociedade seja ouvida sobre o papel, o crédito e a atuação dos bancos no Brasil”, destaca.

Palestra com professora Maria Alejandra

Crédito: Contraf

Haverá palestra da professora Maria Alejandra Madi, que é economista (USP) e doutora em Economia (Unicamp). Ela atua no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas nas áreas de Macroeconomia, Finanças e Desenvolvimento Econômico desde 1983. É atualmente vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.
Também atuou recentemente como professora visitante na Universidade de Manitoba (Canadá) e na Universidade de Kassel (Alemanha). Écoordenadora do Curso de Especialização em Economia Financeira, da Unicamp. Desenvolve pesquisas no Centro de Estudos de Trabalho e Sindicalismo (CESIT).
Desde 1990, Maria Alejandra vem participando de oficinas, congressos e fóruns nacionais e internacionais promovidos pela Contraf, sindicatos, redes e centrais sindicais. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior abordando a regulação e dinâmica dos sistemas bancários, assim como os impactos das transformações estruturais do sistema financeiro na economia e na sociedade brasileira.

Clique aqui para ler o artigo da professora sobre o sistema financeiro.

“A regulação dos sistemas financeiros situa-se no centro dos debates econômicos contemporâneos na medida em que as exigências de capitalização derivadas dos Acordos de Basiléia não foram suficientes para evitar a crise financeira global”, destaca a professora.
“O esforço de mitigar o impacto das tensões desestabilizadoras da dinâmica financeira sobre a sociedade requer repensar o perfil de atuação do Banco Central, o escopo da regulamentação prudencial e de proteção, além do papel dos bancos públicos”, defende.

Fonte: Contraf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: