O Judiciário brasileiro no banco dos réus

A Ajufer (Associação dos Juízes Federais) da 1ª Região, que junto com a AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) tanto se opõe que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) investigue juízes e desembargadores, está sendo investigada pela Justiça federal por desvio de recursos através de caixa 2.
A entidade movimentou, em contas bancárias não contabilizadas, dinheiro oriundo do patrocínio de empresas públicas e privadas para eventos de magistrados e de contratos com a FHE (Fundação Habitacional do Exército). Durante 10 anos, a Ajufer e a FHE firmaram contratos fictícios, em nome de juízes que desconheciam a fraude, e até de “laranjas”.
Conforme ficou apurado, a associação mantém duas contas na Caixa: a “Conta Operacional”, regular, e a “Conta Eventos”, cujos valores não constavam da contabilidade oficial da entidade. O contador Rogério Duarte afirmou que os extratos e documentos referentes a eventos ficavam com o ex-presidente Moacir Ferreira Ramos, que renunciou à presidência a candidatura à reeleição no começo de novembro passado, quando surgiram as primeiras acusações nas redes internas dos juízes.
No inquérito, serão investigados todos os contratos da entidade com a FHE, responsável por gerir a Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex), que faz empréstimos não só para funcionários do Judiciário. Os valores dos contratos com a Poupex eram depositados em uma terceira conta, no Banco do Brasil.
A Ajufer acumula uma dívida de R$ 23 milhões com a FHE, que move ação de cobrança. Suspeita-se que ao menos 235 juízes tiveram seus nomes usados indevidamente em empréstimos simulados da Poupex.
Fonte: O Bancário
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: