Pânico nas agências bancárias da Bahia

A insegurança toma conta das agências bancárias da Bahia. Funcionários e clientes sofrem cada vez mais com as ações dos bandidos, principalmente no interior. Do dia 1º de janeiro até esta quarta-feira (01/02), foram registradas 13 ocorrências policiais envolvendo bancos, um caixa eletrônico foi explodido, também aconteceu uma saidinha bancária e uma tentativa da modalidade. No dia 26, bandidos tentaram assaltar a unidade do Banco do Brasil do município de Governador Mangabeira.
Em 2011, foram computadas 49 mortes envolvendo bancos em todo o Brasil. No Estado, até o dia 20 de dezembro, os ataques a unidades bancárias com sucesso chegaram a 110 (82 assaltos e 28 explosões a caixas eletrônicos), com um assassinato.
Os números comprovam que a segurança não está entre as prioridades. O investimento foi de apenas R$ 1,9 bilhão e o lucro das maiores organizações financeiras chegou a R$ 37,9 bilhões de janeiro a setembro. “Os banqueiros devem se conscientizar que o negócio deles é de risco. Eles só estão preocupados com o lucro extorsivo e não com o capital social, seus funcionários”, afirma o professor e pesquisador do Observatório da Segurança Pública da Bahia, Nilton José Ferreira.
Para o estudioso, os empresários têm de atender a lei 7.102/83, que dispõe sobre as agências terem CFTV (Circuito Fechado de Televisão), censores (alarmes), vigilância noturna nos bancos, tesouraria que deve ter projeto assinado por alguém especializado com RT (Responsabilidade Técnica), entre outros. Nilton Ferreira também aconselha a criação de uma unidade policial eficaz em relação aos ataques a bancos.
Fonte: O Bancário
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: