China avisa que não quer “comprar” a Europa

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, disse nesta sexta-feira, 3, que o país não tem intenção de “comprar” a Europa. A declaração foi uma tentativa de minimizar as preocupações com o investimento chinês no continente.

Em um fórum de negócios na província de Guangdong – realizado durante a visita da chanceler alemã, Angela Merkel, ao país – Wen disse que a China está “disposta a cooperar com a Europa para combater a crise atual.”

Preocupação

“Algumas pessoas dizem que isso significa que a China quer comprar a Europa. Isso é uma preocupação e não se encaixa na realidade,” acrescentou Wen. “A China não tem essa intenção, nem essa capacidade.”
O primeiro-ministro chinês não entrou em detalhes sobre a que preocupações estava se referindo. Ele pode ter aludido às análises de que os governos europeus irão precisar oferecer concessões políticas para a China para garantir a ajuda na recuperação da crise da dívida soberana na zona do euro.

Avaliando caminhos

Na quinta-feira, 2, em aparição conjunta com Merkel, Wen acenou com a possibilidade de aumentar o investimento chinês em fundos de resgate da Europa. Mas não deu nenhum detalhe, dizendo apenas que a China estava “investigando e avaliando caminhos” para tornar-se “mais profundamente envolvida” no Fundo Europeu de Estabilização Financeira (EFSF, em inglês) e no Mecanismo Europeu de Estabilidade, que ainda não foi criado.
As garantias feitas por Wen nesta sexta-feira ilustram o quanto a questão da ajuda chinesa para a Europa tornou-se um tema politicamente sensível.

Interesses divergentes

Ao citar publicamente vários pontos de discórdia entre a Alemanha e a China, de direitos humanos a sanções contra o Irã, a chanceler alemã pareceu determinada em demonstrar que não estava disposta a apaziguar os ânimos chineses em troca de ajuda financeira.

Leia matéria completa clicando no link abaixo:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=174835&id_secao=2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: