O Sindicato dos Comerciários de Itabuna e a greve da PM

A greve da Polícia Militar da Bahia tem alterado o funcionamento e a organização de toda a sociedade baiana. Inclusive levando ao adiamento o início das aulas em escolas e faculdades, além do cancelamento de diversas atividades culturais.

Os fatos ocorridos na quinta-feira, 02 de fevereiro, momento crítico da greve, quando os próprios lojistas (de forma acertada, prudente e responsável), fecharam seus estabelecimentos, levaram o Sindicato dos Comerciários de Itabuna a procurar os meios possíveis para evitar que o pior acontecesse. Diante da boataria e do pânico que tomou conta da cidade, não poderíamos pagar com vidas para saber quem estava certo ou errado.

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna não é contra a greve da PM baiana. Os comerciários também já apoiaram o Sindcom e a CDL em suas mobilizações, como pela redução da carga tributária no país e contra a reforma do Código Tributário do Munício, em 2011, quando ocupamos a Câmara de Vereadores contra o aumento abusivo dos alvarás de funcionamento para estabelecimentos comerciais, que onerava os empresários e comprometia a empregabilidade, e não vemos nenhuma contradição de princípios nisso.

Entendemos que talvez este seja o momento propício para que a sociedade debata de forma profunda a segurança pública na Bahia, e em especial em Itabuna. Vale lembrar que nossa cidade aparece em diversas pesquisas como uma das mais violentas do país e muitos trabalhadores no comércio já foram mortos num estado de aparente normalidade, sem nenhuma greve de policiais.

Analisar a greve da PM apenas do ponto de vista das reivindicações imediatas por salários e melhores condições de trabalho é demonstrar desconhecimento sobre as reais causas da violência que se alastra em nossa sociedade.

Esperamos que através do diálogo o bom senso prevaleça e a greve da PM baiana acabe o mais rápido possível, de forma pacífica e ordeira.

Itabuna, 07 de fevereiro de 2012

DIREÇÃO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE ITABUNA 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: